Podemos entender que esoterismo é um conjunto de ensinamentos religiosos ou espiritualistas com o objetivo de iniciar o indivíduo no caminho do autoconhecimento e da paz. Tais ensinamentos supostamente mobilizam formas de energia não reconhecidas pela ciência e, geralmente, estão articulados com elementos religiosos e das ciências ocultas. Essa articulação remete para um estilo de religiosidade que alguns chamam de Nova Era, afirma o antropólogo Emerson Giumbelli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O tarô, a numerologia, a astrologia e a quiromancia são exemplos de práticas esotéricas, nas quais o conhecimento não pode ser quantificado ou comprovado. Muita gente confunde esoterismo com misticismo. Embora os dois se baseiem em princípios espirituais, na experiência mística o divino vem ao homem naturalmente, enquanto no processo esotérico toda iniciativa deriva do esforço humano.
( fonte: vidasimples.abril.com.br)
Entre as diversas formas para definir o esoterismo, podemos citar o estudo do lado oculto da natureza em sua plenitude. Atualmente está bastante ligado ao misticismo, a busca de supostas verdades sobre o Universo, tendo como base o sobrenatural e o ocultismo.
Conheça mais sobre algumas práticas esotéricas: